Olá Pessoal! Hoje vou apresentar
a vocês cinco livros infantis que achei super bacana pra trabalhar com as
crianças, numa linguagem bem fácil, os autores abordam assuntos importantes a
serem ensinados desde cedo para os pequeninos, como o respeito e o amor ao
próximo, estes livros são bem infantis, bem coloridos e ilustrados, podendo ser
trabalhados com os mais pequenos até com crianças de aproximadamente 5/6 anos,
então fica como dica para os pais e educadores. Vamos lá.
5- O gato do mato e o cachorro do
morro- Ana Maria Machado
Eu gostei muito desse livro, é
cheio de cores atrai muito a atenção das crianças, a autora é a Ana Maria
Machada, uma reconhecida escritora brasileira. O gato do mato e o cachorro do
morro, tem uma linguagem poética, com rimas e contendo uma lição a ser ensinada. O gato e o cachorro sempre estão competindo quem é mais corajoso, querem mostrar
um ao outro que podem “brigar” com os animais grandes e pavorosos, mas mal
conseguiam “brigar” com as formiguinhas e borboletas, até que chegou um animal
perigoso que assustou a todos os outros, o seu leão, mas juntos eles ajudam um
ao outro, assim como os outros animais, e então eles compreendem que a união é
muito mais importante e que ao invés de competirem entre si, poderiam se juntar
contra o “inimigo”.
4-) Camilão, o comilão- Ana Maria Machado
Este livro também é de autoria da
escritora Ana Maria Machado, aqui ela conta a história de um porquinho
preguiçoso que não gosta muito de trabalhar mas que tem um bom coração, achei
bem legal pois dá tanto para ensinar os números para as crianças num determinado
ponto da história quanto ensinar a compartilhar com o próximo e não ser egoísta.
Vale a pena a leitura!
3-) A casa sonolenta- Audrey Woood
Esse livro é muito fofo, ele
repete bastante as frases, é muito legal porque a criança pode acompanhar bem a
leitura e isso torna a história ainda mais interessante e curiosa, a autora é a
Audrey Wood, eu devo ter lido esse livro quando era criança, pois não foi
estranho para mim, as imagens foram um tanto familiares, acho que toda criança
deveria ler este livro.
2-) O menino que espiava para
dentro
Eu achei muito legal como a Ana Maria Machado coloca o mundo da criança
num ponto de vista infantil e não como nós adultos, Lucas é um menino bastante curioso e prestativo, vive no mundo da
fantasia, da descoberta da realidade, ele até tenta ficar permanentente nesse
mundo imaginário mas percebe que não é possível, dorme e volta ao real,
acho que a autora quis retratar as mudanças no pensamento infantil e mostrar esse mundo simbólico como uma etapa muito importante para a criança.
1-) Ninguém é igual a ninguém- Regina Otero e Regina Rennó
Esse livro foi o mais lindo que
eu poderia ter lido, muito bom para ensinar as crianças sobre as diferenças e
que elas não podem interferir no nosso respeito pelo outro e até por nós mesmos,
o livro é bem ilustrado, no final tem algumas atividades para fixar os
conhecimentos e fazerem as crianças exercitarem os pensamentos, ensina muito
sobre aceitação, aceitar a nós mesmos e aos outros, também é ótimo para
prevenir desde cedo o Bullying, que é um assunto bastante discutido ainda hoje,
dá para trabalhar as emoções, pois tem uma atividade no final que as crianças
podem pintar os sentimentos, é um livro que vale muito a pena, pois a criança
aprende muito com este tipo de recurso, e inserir a criança na leitura desde
cedo é muito importante, libera a imaginação, estimula a criatividade,
desenvolve a escrita além de tantos outros benefícios.
E então, o que achou? Gostou das dicas? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários.
Bjos de (Dri) Luz
0 comentários :
Postar um comentário