Dicas de Redação- ENEM 2017

            Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/conhecimento/
           
          
Boa tarde Pessoal!


Enem chegando, nervosismo e ansiedade à flor da pele. O Enem tem sido uma das alternativas mais viáveis para ingressar numa faculdade, seja através do ProUni, Sisu ou por outros programas. Neste post darei algumas dicas de como fazer a redação, essas dicas eu dou por experiência pessoal, o importante é saber o que é melhor para você, não necessariamente a minha experiência dará certo com outras pessoas, mas acredito que talvez você possa acatar pelo menos alguma delas, assim como eu peguei essas dicas ao longo da minha fase de preparação para o vestibular. Vamos lá.

Antes do dia:

1) Leia. Acho que a melhor maneira para escrever bem é lendo muito, leia jornais, artigos de blogs, livros e tudo o que puder. 


2) Note como os textos que você lê estão estruturados.

3) Pesquise por palavras que você não conheça, você pode até criar o seu dicionário.

4) Pesquise por temas atuais e esteja por dentro das discussões, crie seus próprios argumentos, isso te ajudará na prova e na vida.

No dia:

5) No dia você terá 5h30 de duração para a redação, ciências humanas e a prova de linguagens. Estruture seu tempo, eu sempre começo pela redação, levando em conta que eu preciso estar motivada para escrever e se eu deixar para o final provavelmente eu já estarei cansada com tantos textos já lidos, porém, há outras pessoas que preferem deixar para o final pois talvez surja, nas questões da prova, o assunto da redação, aí vai de cada um. O que eu costumo fazer? Eu escrevo a redação no rascunho e só passo a caneta no final da prova, leio novamente o que escrevi, acrescento ou descarto o que acho necessário.

6) Leia os textos que o Enem traz como suporte, anote aquilo que pode ser usado em seu texto, ANOTE não COPIE!

7) Na hora de escrever estruture seu texto de modo mais claro possível, para que aquele que for ler compreenda a sua linha de raciocínio. Eu costumo fazer quatro parágrafos: Um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. Isso não é regra, mas tendo em vista o número de linhas, acho que é o mais adequado. O que escrever em cada um? Visto que o ENEM pede um texto dissertativo-argumentativo, necessariamente você terá que colocar argumentos sobre o tema, para ficar mais didático abaixo colocarei estes itens explicando cada um deles:

7.1. Introdução: É uma síntese do que você vai falar em seu texto, é bom você estruturar numa sequência lógica. Cuidado se perder do tema, para isso a primeira frase que eu escrevo já coloco o tema central "A violência contra a mulher..."


7.2. Desenvolvimento: É o corpo do texto, você precisa selecionar argumentos que deem autoridade à posição que você defende, eu escolho sempre dois argumentos fortes e divido em dois parágrafos de desenvolvimento e também costumo colocar qual o argumento diferente do meu para poder refutá-lo, é também uma forma de saberem que você está por dentro do assunto.

7.3. Conclusão: Na conclusão você retoma os pontos principais e coloca possíveis soluções para o impasse. Aqui, quanto mais você entende do assunto, melhor. Pois o risco de cair nos clichês é alto. Geralmente é aonde eu encontro mais dificuldades.

8) Cuidado com as palavras que você utiliza. Se tiver dúvida sobre o significado, não use, troque por outra que você conheça. Não coloque muitas palavras difíceis, mas também não utilize linguagem chula, isso pode até atrapalhar a coesão do seu texto. Escolha bem as preposições e conjunções, pois elas estabelecerão a harmonia da frase, leia e veja se você entende aquilo que você escreveu.

Espero ter ajudado, tentei ser a mais sucinta possível, pretendo colocar, assim que achar KKK, um modelo de redação que fiz no Enem de 2015, talvez fique mais claro o que quis dizer. Se tiverem alguma dúvida, vocês podem deixar nos comentários que estarei respondendo. Não sou professora de português mas gosto de escrever e tento crescer nesse aspecto, melhorando cada vez mais os textos que escrevo e nisso os trabalhos da faculdade ajudam bastante. Até mais!



Bjos de (Dri) Luz

Share This Article:

,

CONVERSATION

0 comentários :

Postar um comentário